Empresas do Simples não precisam respeitar exigência de artigo do código tributário

As empresas que recolhem ISS pelo Simples Nacional não precisam atender a exigência do artigo 166 do Código Tributário Nacional. Esse artigo define que “a restituição de tributos que comportem, por sua natureza, transferência do respectivo encargo financeiro somente será feita a quem prove haver assumido o referido encargo”.

A não obrigatoriedade de atender à exigência do artigo foi estabelecida em decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. O entendimento dos desembargadores da 14ª Câmara de Direito Público foi de aceitação do recurso que questionava uma decisão que julgou improcedente uma ação de repetição de indébito.

Decisão derrubada

A decisão, que foi derrubada, apontava que o ISS é um tributo indireto e que a empresa não atendeu os requisitos do artigo 166 do Código Tributário Nacional. No recurso, acatado pelo Tribunal de Justiça, a empresa sustentou que a municipalidade não contestou os fatos apresentados na ação de indébito, alegou cerceamento de direito de defesa e defendeu que não precisava atender aos requisitos do artigo 166 do CTN por já ter recolhido o tributo por meio do Simples Nacional.

O regime do Simples Nacional não permite o repasse do encargo financeiro ao tomador dos serviços e adota o valor do faturamento bruto como base de cálculo. O desembargador Octavio Machado de Barros apontou que o contribuinte comprovou o recolhimento dos tributos por meio do Simples Nacional e que, nesse regime simplificado de tributação, o pagamento ocorre de forma única, com base no faturamento, independentemente da quantidade dos serviços efetivamente prestados.

PRECISA DE AJUDA?

Entre em contato conosco

Escolha um dos nossos canais de atendimento ou preencha o formulário abaixo com a sua solicitação:

 

Ligue e tire suas dúvidas

+55 (11) 3031-2335

Envie uma mensagem

atendimento@malufsouzaadvogados.com.br

Onde estamos?

R. Geraldo Flausino Gomes, 78 - Cj. 11 - Brooklin Novo, São Paulo - SP, 04575-060

Precisa de ajuda?